top of page

Dia mundial da obesidade




O Dia Mundial da Obesidade foi criado com o objetivo de conscientizar e difundir informações sobre o desafio que é o tratamento da obesidade.

Trata-se de uma doença crônica, recividante e multifatorial que exige um tratamento preciso a ser realizado por uma equipe de profissionais especializados.


De acordo com pesquisa Nacional da Saúde feita pelo IBGE em 2002/2003, cerca de 12% da população, com 20 anos ou mais eram obesa. Em 2019, o número saltou para 26,8%, sendo 6 em cada 10 brasileiros.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia aponta que, durante a pandemia, 14% conseguiram emagrecer, 21% mantiveram o peso e 63% engordaram.

Os números refletem o que já é considerada uma epidemia. Hoje, no Brasil são 18 milhões de pessoas obesas e 70 milhões acima do peso.


Basta pesquisar, rapidamente na internet, para encontrar muitos modos de perder peso de forma rápida, cujo objetivo não visa o tratamento da patologia, mas apenas o lucro financeiro. Estes métodos não se sustentam em longo prazo e são apenas uma maneira de ganhar dinheiro, sem qualquer preocupação com a saúde das pessoas.


A QVida Saúde Integral entende que o tratamento da Obesidade, que vise um emagrecimento sustentável, deve ser realizado por profissionais preparados para tratar seriamente esta patologia. Resultados efetivos e consistentes somente são possíveis se a doença for encarada como muita atenção e responsabilidade.


Como diz o filósofo, não existem soluções simples para problemas complexos. Quando uma pessoa precisa emagrecer e não consegue, isso não está ligado à falta de vontade ou preguiça de mudar os hábitos, mas relaciona-se a questões muito mais complexas.

15 visualizações0 comentário
bottom of page